Como se tornar um Prático?
A admissão se dá por processo seletivo composto de 4 etapas a saber:
1ª etapa (eliminatória e classificatória): Prova escrita normalmente de 70 questões, com base na bibliografia e conteúdo programático previstos na NOMRMA-12, valendo 70 pontos de 100.
2ª etapa (eliminatória): Apresentação de documentos (dados cíveis e criminais, comprobatório de atendimento aos requisitos do edital e títulos), seleção psicofísica (exame médico) e teste de suficiência física (4 barras, natação de 50 metros em 1 minuto e permanência na água por 20 minutos ininterruptos).
3ª etapa (classificatória): Prova de títulos que compreende o tempo de embarque (0 a 3 pontos), a categoria / posto / graduação (0 a 2 pontos) e o tempo de comando ou de praticagem (0 a 5 pontos), valendo 10 pontos de 100.
4ª etapa (eliminatória e classificatória): Prova prático-oral (eliminatória e classificatória), valendo 20 pontos de 100.
Após a aprovação no processo seletivo, o candidato se torna Praticante de Prático, passando por um Programa de Qualificação, onde seguirá um treinamento que se encerra com um exame de habilitação para Prático, consistindo da avaliação de uma ou mais fainas de praticagem a bordo de um navio.
Quais os requisitos para se tornar um Prático?
- Ser brasileiro (ambos os sexos), com idade mínima de 18 anos completados.
- Possuir curso de graduação (nível superior: bacharelado, tecnologia ou licenciatura) oficialmente reconhecido.
- Ser aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior a quatro, Prático ou Praticante de Prático ou pertencer ao grupo de amadores, no mínimo na categoria de Mestre-Amador.
- Não ser militar reformado por incapacidade definitiva ou civil aposentado por invalidez.
- Estar em dia com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino.
- Estar quite com as obrigações eleitorais.
- Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e documento oficial de identificação válido e com fotografia.
- Efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
Quando será o próximo concurso?
Muito se tem especulado sobre o assunto, mas a realidade é que ninguém sabe a data exata de quando haverá o próximo concurso. A única base que temos é que, apesar das muitas vagas oferecidas, o último concurso foi em 2012, o que já se considera bastante tempo, e em face ao crescimento dos portos e da quantidade de carga exportada, é natural que exista um concurso em médio prazo. O fato é que mais cedo ou mais tarde um novo concurso ocorrerá, e será aprovado aquele que estiver mais bem preparado.
Ser aprovado sem possuir títulos é muito mais difícil?
Não. No último concurso mais da metade dos aprovados não possuíam títulos e menos de 10% dos aprovados possuíam 5 pontos ou mais dos 10 disponíveis para títulos.
Como se habilitar como Mestre ou Capitão-Amador?
Primeiramente é necessário ser habilitado na categoria de Arrais-Amador, cujo procedimento consiste em:
- Realizar treinamento náutico em estabelecimento credenciado.
- Realizar uma prova escrita na Capitania, Delegacia ou Agência mais próxima.
Após a habilitação como Arrais, para a habilitação como Mestre ou Capitão-Amador basta apenas realizar uma prova escrita.
Obs: A matéria para essas provas são simples e em muitos pontos concordantes com a bibliografia para o concurso de Prático, portanto não consideramos de extrema relevância a contratação de um curso específico para se obter essa habilitação, com exceção do estabelecimento credenciado para realizar o treinamento náutico necessário à habilitação como Arrais, por ser um requisito obrigatório.